Notícias

Projeto Observatório da Despesa Pública será implantado na CGE/TO

01/11/2016 - Edvânia Peregrini / Governo do Tocantins

Depois de receberem capacitação e conhecer toda a metodologia de aplicação do Observatório da Despesa Pública – ODP, os técnicos capacitados da Controladoria Geral do Estado (CGE/TO) apresentaram o Projeto ODP Tocantins aos servidores da pasta. A apresentação aconteceu na tarde desta segunda-feira, 31, no auditório da CGE, em Palmas.

O Projeto visa implantar uma unidade de produção de informações estratégicas voltadas às ações de prevenção da corrupção, à tomada de decisão estratégica pela CGE e ao apoio à execução de uma gestão pública de qualidade por parte dos órgãos e entidade do Poder Executivo Estadual.

“Essa unidade de produção de informações terá como foco subsidiar e agilizar a tomada de decisões por meio do monitoramento do gasto público”, enfatizou o secretário chefe da CGE, Luiz Antonio da Rocha.

Conforme apresentação, a atuação do ODP federal e dos ODPs Estaduais atuarão de forma autônoma nas atividades e nos estudos sob sua responsabilidade, voltados ao controle interno de cada ente federativo.

Segundo o superintendente de Gestão de Ações de Controle Interno - Sharlles Lima, para a iniciação desse projeto, cujo primeiro tema a ser estudado é “Compras Governamentais”, o próximo passo será a definição da equipe, que delimitará as necessidades e objetivos, bem como o cronograma aplicação, para a partir disso, traçarem o planejamento e posterior execução.

Na execução, de acordo com o mapa de processo proposto pelo ODP, serão levantadas a análise e validação dos dados, definição da base de dados válida; e também o cruzamento, verificação e validação dos dados das trilhas.

Com os dados carregados nos bancos de dados do ODP e com as correlações estabelecidas entre essas bases, inicia-se a fase de investigação dos dados com as ferramentas de processamento analítico de dados (OLAP) e análise investigativa. Esse processo, com o respaldo pela Controladoria Geral da União, facilitará o monitoramento e na geração de relatórios de análise do gasto público.

CAPACITAÇÃO

A capacitação aconteceu em Brasília, entre os dias 17 e 21 de Outubro. Participaram e seguem com o projeto no Estado, o superintendente de Gestão de Ações de Controle Interno - Sharlles Lima; a coordenadora do Projeto ODP estadual -  Valéria Fontes; o analista de TI , Paulo Rodrigues; e o analista de informação, Rivaldo Nascimento.

O curso foi promovido pela Controladoria Geral da União e faz parte do Acordo de Cooperação Técnica - ACT firmado em março de 2016, entre o Governo do Estado do Tocantins, através da Controladoria Geral do Estado, e o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União.

Compartilhe esta notícia