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Cidadão agora tem canal único para registrar todas as suas manifestações

03/02/2017 - Verônica Veríssimo / Governo do Tocantins

Para facilitar e tornar o serviço público mais acessível para os cidadãos, o Governo do Tocantins, por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE), estabeleceu um canal único para a população registrar todas suas manifestações, denúncias, reclamações, elogios, sugestões e pedidos de informações: o Sistema de Gestão de Ouvidoria (SGO). Portanto, o sistema anteriormente utilizado, o Serviço de Informação ao Cidadão (AI), foi extinto e redirecionado apenas para o SGO.

Conforme a diretora de Ouvidoria, Transparência e Combate à Corrupção da CGE, Kátia Barcelos, ter um canal único visa evitar equívocos que ocorriam por parte da população, que procuravam pelo AI para fazerem denúncias, reclamações, elogios e sugestões e o SGO para fazer pedidos de informações. “Quando esse fato ocorria, era necessário orientar o cidadão a acessar o sistema correto para registrar novamente sua manifestação. Veio para facilitar a vida do cidadão”, explicou.

A diretoria explicou que tal medida visa seguir a Orientação nº 01/2016, da Rede de Ouvidorias da Controladoria Geral da União, que estabelece orientação para padronização da classificação das manifestações de ouvidoria e dos prazos de resposta. “A orientação institui que as ouvidorias públicas de todos os entes da federação devem utilizar as seguintes tipologias para classificar as manifestações recebidas: sugestão, elogio, solicitação, reclamação e denúncia”, frisou a diretora.

Para registrar sua manifestação, o cidadão pode discar para o número 162, das 12h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira ou acessar o link http://ouvidoria.to.gov.br e preencher o formulário.

Quanto aos relatórios estatísticos de pedidos de acesso à informação e os dados do atendimento do Serviço de Informação ao Cidadão por telefone, email, presencial ou carta, podem ser acessados por meio do link cge.to.gov.br/acesso-a-informacao/

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