Geral 07/10/2019 - 18:11 - Gabriela Glória/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins é parceiro do projeto Agenda Cidadã por meio da Controladoria-Geral do Estado

Gerente Lucas Sousa Luz durante palestra sobre o Portal da Transparência Gerente Lucas Sousa Luz durante palestra sobre o Portal da Transparência - Fernando Passos/ TCE
Evento  aconteceu  no Centro de Convenções Mauro Cunha Evento aconteceu no Centro de Convenções Mauro Cunha - Fernando Passos/TCE

Criar um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos como de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos gestores esteja sempre alinhado com o interesse público e os interesses da sociedade. Esse é um dos principais objetivos da 12ª edição do projeto Agenda Cidadã, que teve início nessa segunda-feira, 07, no Centro de Convenções Mauro Cunha, em Gurupi, Sul do Estado.

Através da Controladoria-Geral do Estado (CGE), o Governo do Tocantins é parceiro do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) no projeto oferecendo qualificação aos gestores e sociedade com a palestra Portal da Transparência: a aplicação de governança e tecnologia para melhores resultados, ministrada pelo gerente de Transparência e Controle Social da CGE, Lucas Sousa Luz.

Durante a palestra, ressaltou-se a necessidade de buscar sempre aprimorar as ferramentas de controle social nos portais da transparência através da tecnologia. “Nós citamos como exemplo o Portal da Transparência do Governo do Tocantins que tem otimizado e disponibilizado mais conteúdos resultando em maior número de acessos, participação e interatividade”, explica.

“Para uma maior eficiência da governança é de suma importância que ela esteja associada à tecnologia da informação, de forma a atender os interesses públicos. Por isso, a importância dos portais da transparência, que são os espaços de interação entre Governo e sociedade, favorecendo o controle social”, destaca o secretário-chefe da CGE, Senivan Almeida de Arruda.

A edição deste ano tem como tema Governança e Tecnologia: desafios e oportunidades. Depois de Gurupi, a caravana do projeto percorre ainda os municípios de Porto Nacional (10/10), Paraíso do Tocantins (21/10), Guaraí (24/10) e Araguaína (31/10).

Também são parceiros do evento, a Controladoria-Geral da União, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Energisa e Conselho Regional de Contabilidade (CRC-TO). Em Gurupi também há o apoio da Prefeitura.