Geral 07/11/2019 - 18:20 - Gabriela Glória e Valdenice Rodrigues / Governo do Tocantins

Cuidados com a saúde do homem é tema de palestra ministrada aos servidores da Controladoria

Encontro teve adesão expressiva dos servidores do órgão Encontro teve adesão expressiva dos servidores do órgão - Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins
Secretário-chefe e ouvidora-geral recepcionam médico  Secretário-chefe e ouvidora-geral recepcionam médico - Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) promoveu palestra nesta quinta-feira, 7, como parte das ações do Novembro Azul, dedicadas a chamar a atenção para a saúde integral do homem. O encontro voltado para os servidores destacou, sobretudo, a prevenção ao câncer de próstata.

A ação, promovida por intermédio da Diretoria Administrativa, Financeira e Contábil, além de trabalhar temas como o diagnóstico precoce do câncer, também trouxe informações sobre prevenção de outras doenças masculinas.

De acordo com o médico-urologista Pedro Henrique Grezele que ministrou a palestra, a campanha busca mudar a mentalidade de que homem não cuida da saúde. “Culturalmente o homem ainda é o machão, não sangra, não fica doente e não procura o médico. Ainda temos muitas barreiras, mas isso gradativamente vem reduzindo. Já temos dados que demonstram que a mortalidade por câncer de próstata vem diminuindo nos últimos anos, porque os homens já estão mais cientes da importância de fazerem os exames preventivos”, ressaltou.

O médico destacou também a importância das ações do movimento Novembro Azul para a saúde do homem como um todo. “Muitos homens vão fazer uma avaliação e descobrem que têm outras doenças, como hérnia, hidrocele (acúmulo de líquido no testículo), fimose, entre outras e ele nunca buscou um tratamento para isso”, completou Grezele.

Servidor x saúde

“A gente vê o quanto é preocupante a questão do câncer de próstata. Essa palestra de hoje serviu não só para me informar sobre o assunto, mas para eu ver que é importante alertar familiares e amigos com mais idade sobre a importância do diagnóstico precoce”, comentou o servidor da CGE, Paulo Henrique Ferreira Guimarães.

Segundo o secretário-chefe da CGE, Senivan Almeida de Arruda, esta iniciativa, assim como a caminhada do Outubro Rosa, faz parte de uma política de valorização e promoção da qualidade de vida dos nossos colaboradores. “Esse é um trabalho educativo que visa trazer mais informações para que os servidores tenham mais cuidado com a saúde. Para 2020, temos a expectativa de ampliarmos essas ações, contemplando também outras áreas”, destacou.

Prevenção ao câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros, sendo que as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, alerta a Fundação do Câncer. Pessoas com a presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho também representam um grupo de maior risco.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

Além disso, o Inca recomenda outros hábitos saudáveis como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.