Geral 13/12/2019 - 13:56 - Gabriela Glória / Governo do Tocantins

Controladoria promove 2º treinamento da plataforma Fala.BR aos interlocutores de ouvidorias do Estado

Interlocutores de ouvidorias de todas as passam por treinamento Interlocutores de ouvidorias de todas as passam por treinamento - Gabriela Glória / Governo do Tocantins
Servidores exercitam o uso da plataforma de forma prática Servidores exercitam o uso da plataforma de forma prática - Gabriela Glória / Governo do Tocantins
Treinamento também aproxima interlocutores das ouvidorias e CGE Treinamento também aproxima interlocutores das ouvidorias e CGE - Gabriela Glória / Governo do Tocantins

A Controladoria-Geral do Estado (CGE), através da Ouvidoria-Geral do Estado, realiza a partir desta sexta-feira,13, o III Encontro da Rede de Ouvidorias do Estado, com o segundo treinamento para utilização da plataforma Fala.BR. Estão sendo treinados os interlocutores das ouvidorias de todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. A capacitação acontece no laboratório de informática do Anexo I da Secretaria da Saúde, das 8h às 12h, e continua nesta segunda-feira, 16, no mesmo horário.   

Desta vez, o curso é de aplicação prática. Os interlocutores exercitam a utilização da plataforma no próprio sistema e as dúvidas são sanadas durante o treinamento pelo instrutor, o gerente de Transparência e Controle Social da CGE, Lucas Sousa Luz.

"As manifestações de ouvidoria já estão chegando através do Fala.BR e nós estamos mostrando na prática aos servidores como devem responder às demandas”, explica a ouvidora-geral do Estado, Juliana Gobbo de Oliveira, ao acrescentar também que o encontro contribui para a integração entre os interlocutores de cada pasta com a Ouvidoria-Geral do Estado.

Plataforma

No início deste mês, o Governo do Tocantins efetivou sua adesão ao Fala.BR que é uma plataforma do Governo Federal desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU). Esta integra os maiores sistemas governamentais de ouvidorias (e-Ouv) e de acesso à informação (e-Sic) do Brasil. O sistema permite aos usuários fazer pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação e o Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos.

Com isso, ao registrar seu pedido de acesso à informação, denúncia, elogio, reclamação, solicitação e sugestão à Ouvidoria-Geral do Estado, por meio da plataforma, o usuário passa a ter mais agilidade no andamento da manifestação, no recebimento da resposta e no direito a recurso, além de ter uma maior interatividade com o Governo.