Geral 19/12/2019 - 10:31 - *Gabriela Santos e Valdenice Rodrigues/Governo do Tocantins

Controladoria presta orientação técnica a servidores da Secretaria da Cidadania e Justiça sobre as análises dos atributos do PPA

O encontro reuniu servidores responsáveis pelas ações do PPA na Secretaria O encontro reuniu servidores responsáveis pelas ações do PPA na Secretaria - Semarh/Governo do Tocantins

O acompanhamento da execução orçamentária e avaliação das ações do Plano Plurianual (PPA) foi tema de orientação técnica da Controladoria-Geral do Estado (CGE) a servidores da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju). O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 18, na sede da Seciju.   

Na ocasião, demonstrou-se aos participantes como as análises das ações devem ser informadas e como deve ser feito o acompanhamento da execução orçamentária. A orientação foi realizada por meio da Superintendência de Gestão e de Ações de Controle Interno, sob a responsabilidade da Gerência de Acompanhamento do PPA e Avaliação de Desempenho da Gestão Governamental. 

“Este trabalho que realizamos consiste em acompanhar os órgãos e entidades em relação à execução orçamentaria das ações. É muito importante que os servidores que lidam com esse processo estejam cada vez mais atentos às normas e às orientações técnicas, a fim de que os órgãos sejam cada vez mais assertivos na elaboração dos seus relatórios”, disse Raimunda Nonata Diogo Araújo, uma das servidoras responsáveis pelas orientações à Seciju.

Também colaboraram com a atividade a gerente responsável Regiane Sousa Chaves e a analista de controle interno Eliane Maria Glória Cardoso.

Participação

Participaram da reunião 35 servidores da Seciju, entre os quais superintendentes, diretores, gerentes e demais responsáveis pelas ações do PPA, pertencentes ao Sistema Penitenciário e Prisional, Diretoria dos Direitos Humanos, Procon e Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“Esses esclarecimentos da Controladoria vêm somar para que tenhamos um relatório de avaliação de resultados consistente, que demonstre de fato o que a gestão executou nas ações que são disponibilizadas através do orçamento da Seciju para o ano de 2019”, ressalta o servidor Hidelbrando da Silva, responsável pelo setor de planejamento da Seciju e um dos participantes do curso.

*Estagiária sob supervisão da jornalista Maria Gabriela Costa/Seciju