Geral 22/03/2019 - 18:16 - Valdenice Rodrigues/Governo do Tocantins

Evento da Ouvidoria-Geral do Tocantins comemora Dia do Ouvidor com interlocutores

Foto:CGE Foto:CGE -
 -

O Dia do Ouvidor, que marca o calendário no dia 16 de março, foi celebrado com o I Encontro 2019 da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) e interlocutores das ouvidorias e dos Serviços de Informação ao Cidadão (SIC) dos órgãos e entidades do Poder Executivo. A programação aconteceu na manhã desta sexta-feira, 15, no auditório da Controladoria-Geral do Estado (CGE).

Durante o encontro, foi apresentado o planejamento dos trabalhos para 2019, entre os quais o Projeto Ouvidoria Itinerante. Este visa à interiorização e a disseminação deste meio de comunicação entre a sociedade e o Estado, bem como os benefícios decorrentes da sua atuação.

A diretora de Ouvidoria, Transparência e Controle Social, Juliana Gobbo de Oliveira, reforça que a Ouvidoria é um elo comunicativo entre o Estado e a sociedade, que garante e valoriza a participação popular e permite o exercício da cidadania. “É um verdadeiro instrumento de controle social, indutor de mudança institucional no aperfeiçoamento da prestação dos serviços públicos prestados e condutor da transparência pública”, ressalta a diretora.

Interlocutores

O evento também teve como objetivo valorizar o trabalho dos interlocutores, visando o fortalecimento da Rede de Gestão de Ouvidoria.

É por meio do interlocutor, juntamente com a Ouvidoria, que o cidadão é atendido. “É essa atuação integrada que possibilita uma maior agilidade e eficiência nas respostas ao cidadão”, explica Juliana.

No encontro, estes profissionais trocaram conhecimentos e sugestões. Também puderam discutir os desafios cotidianos, principalmente quanto ao recebimento, apuração e encaminhamento de respostas.

Data comemorativa

O Dia Nacional do Ouvidor foi criado em 2013, após a promulgação da Lei nº 12.632/2012, que instituiu oficialmente a data, reforçando a importância destes profissionais. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário de criação da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), em 1995.