Geral 18/07/2019 - 11:19 - CGE/Governo do Tocantins

Controladoria atende cerca 2 mil manifestações e capacita em média 400 servidores em seis meses

Entrega do Relatório das Contas Consolidadas do governador foi entregue ao TCE Entrega do Relatório das Contas Consolidadas do governador foi entregue ao TCE - Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins
Controladoria recebeu manifestações do cidadão em estande instalado na Agrotins – Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins Controladoria recebeu manifestações do cidadão em estande instalado na Agrotins – Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins - Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins
Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa recebeu a visita dos técnicos da Controladoria  - Emerson Silva/Governo do Tocantins Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa recebeu a visita dos técnicos da Controladoria - Emerson Silva/Governo do Tocantins - Emerson Silva/Governo do Tocantins
Capacitação de gestão e fiscalização de contratos foi dedicada a servidores da Secretaria da Cidadania e Justiça – Valdenice Rodrigues/Governo do Tocantins Capacitação de gestão e fiscalização de contratos foi dedicada a servidores da Secretaria da Cidadania e Justiça – Valdenice Rodrigues/Governo do Tocantins - Valdenice Rodrigues/Governo do Tocantins

Além da atuação no controle dos gastos públicos e da prestação das contas do Governo, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) tem papel relevante também no aspecto da transparência, da promoção do controle social e da correição de pessoal. Para cumprir com qualidade estas competências o órgão já empreendeu neste primeiro semestre oito ciclos de capacitações, dois projetos e oito reuniões técnicas, conforme Relatório de Atividades do primeiro semestre deste ano.   

Contribuíram para fortalecer a participação popular os projetos: Café com Transparência e Ouvidoria Itinerante. E também foram aperfeiçoadas as ferramentas Chatboat (manifestação pelo Facebook) e o aplicativo para smartphone OuvidoriaTO.

Com o maior fomento ao controle social se ampliou a escuta ao cidadão. Em seis meses, foram 1.794 manifestações registradas pela Ouvidoria, das quais 81% já foram respondidas. No mesmo período do ano passado, foram 1.596 manifestações. Além disso, de janeiro a junho deste ano já somam 221.512 acessos ao Portal da Transparência, sendo 89.521 do mesmo período do ano anterior. 

Capacitações

Foram realizadas oito reuniões técnicas com órgãos e entidades do Poder Executivo e cinco ciclos de capacitações, com 293 servidores qualificados na área de controle interno. Duas capacitações sobre procedimentos disciplinares foram ministradas a 66 servidores, sendo treinados ainda 31 interlocutores de ouvidorias e serviços de informações aos cidadãos. O saldo do período foi de 390 servidores capacitados.

Carta de Serviços ao Usuário

Neste semestre, o Governo do Estado, por meio da CGE, instituiu a Carta de Serviços ao Usuário, que atende à Lei Federal n°13.460/2017 e ao Decreto Estadual nº 5.919/2019. Também aderiu ao Programa de Fortalecimento de Corregedorias (Procor) e ao Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv), ambos instituídos pela Controladoria-Geral da União (CGU). Também iniciou as tratativas para a realização do projeto Educação com Transparência, em parceria com a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes.  

O secretário-chefe da Controladoria, Senivan Almeida de Arruda, salienta que os números demonstram um resultado positivo das ações previstas e que novas atividades serão implementadas até o final deste ano. “Estamos cumprindo com rigor o nosso plano de metas e os números são indicadores importantes para aferir o que precisamos readequar”, completa o gestor.