Geral 06/08/2019 - 16:04 - CGE/Governo do Tocantins

Controladoria recebe exposição fotográfica da Defensoria Pública do Estado

Exposição fotográfica Desatando Nós  - Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins Exposição fotográfica Desatando Nós - Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins - Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins
3 - Antônio Gonçalves.JPG 3 - Antônio Gonçalves.JPG - SECOM TO

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) sedia a partir desta terça-feira, 6, a exposição fotográfica “Desatando Nós”, da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). A Mostra está disponível para visitação até o dia 13 de agosto, em horário comercial, no hall da CGE, localizada na Praça dos Girassóis, em Palmas.

Desatando Nós é uma realização da DPE-TO, por meio do Núcleo Especializado em Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), e conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Palmas.

Estão expostas 22 fotos de mulheres assistidas pela DPE-TO, por meio do Nudem, que têm histórias de superação de violência doméstica, do machismo, do medo, do preconceito e da baixa autoestima. São elas: Divina Helena Gomes da Silva, Francisca Maria Fernandes da Luz, Luziene Batista Pereira, Maria Marcileia Gomes Contreiras Saldanha e Mônica Negrão Teixeira.

Supervisora da Exposição e coordenadora do Nudem, a defensora pública Franciana Di Fátima Cardoso considera que a Exposição é importante para levar à sociedade, também por meio da arte, o debate e a discussão sobre a violência contra as mulheres: “Desatar nós para o fim da violência contra as mulheres é uma responsabilidade de todos e de todas. É isso que queremos mostrar e conscientizar”.

O secretário-chefe da CGE, Senivan Almeida de Arruda, destaca a relevância do tema. “Nós, da Controladoria, sentimo-nos honrados em receber na nossa sede a exposição fotográfica Desatando Nós, da Defensoria Pública do Estado, que através da expressão fotográfica tão bem traduz a superação de mulheres vítimas da violência doméstica. Trazermos a exposição para a Controladoria nessa parceria com a Defensoria é uma maneira de contribuirmos com o debate em torno dessa causa que toda a sociedade deve abraçar”, pontua o gestor.

Lei Maria da Penha

A CGE sedia a exposição na semana em que se comemora o aniversário de 13 anos da Lei Maria da Penha, que marca o calendário nesta quarta-feira, 7. A Lei representa avanços no combate à violência contra a mulher.

Mostra

As fotos e a direção de imagens da “Desatando Nós” são da repórter-fotográfica da DPE-TO, Loise Maria. A supervisão da Exposição é da coordenadora do Nudem, a defensora pública Franciana Di Fátima Cardoso.  (Com informações da DPE-TO)

Ficha técnica

Realização: Defensoria Pública do Estado do Tocantins / Núcleo Especializado em Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem)