Geral 15/07/2020 - 09:29 - Gabriela Glória/Governo do Tocantins

CGE Tocantins disponibiliza 422 certificados a servidores que participaram de cursos promovidos pelo órgão

Servidores que participaram do curso para prestação de contas dos ordenadores de despesa serão alguns dos certificados  Servidores que participaram do curso para prestação de contas dos ordenadores de despesa serão alguns dos certificados - CGE / Governo do Tocantins

A Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO) informa que estão disponíveis os certificados dos cursos realizados pelo órgão entre agosto de 2019 e janeiro de 2020. A certificação ocorre pela Unidade Certificadora do Estado do Tocantins (Unicet), mediante parceria firmada no primeiro semestre deste ano com a Secretaria da Administração (Secad). A certificação contempla 422 servidores do Governo do Tocantins e da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), que participaram das capacitações naquele período.  

Os cursos foram realizados pela equipe da Superintendência de Gestão e de Ações de Controle Interno (Sugaci) da CGE-TO. “A parceria com a Unicet facilita muito o serviço de certificação dos participantes dos cursos. Com isso, é possível ampliar o acesso dos agentes públicos a um importante instrumento para comprovar suas qualificações e progredirem em suas carreiras”, observa o superintendente da Sugaci, Benedito Martiniano da Costa Neto.

As capacitações foram ministradas no auditório da CGE contemplando as seguintes  áreas: Tomada de Contas Especial; Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos; Elaboração de Termo de Referência e Projeto Básico de Serviços de Engenharia; Licitação e Contratação de Obras Rodoviárias e Pavimentação Urbana; Prestação de Contas Anual dos Ordenadores de Despesas do Poder Executivo Estadual; Responsabilização de Agentes Públicos por Procedimentos de Reconhecimento de Despesas sem Prévio Empenho e Cobertura Contratual.

Parceria

Além de promover a certificação dos agentes públicos, a parceria entre a CGE-TO e a Secad/Unicet visa estabelecer cooperação técnica e acadêmica para o desenvolvimento de atividades de capacitação continuada de servidores públicos do Poder Executivo Estadual.  Como exemplo, temos os cursos de sindicância investigativa e de gestão e fiscalização de contratos no âmbito da Administração Pública, realizados em junho e julho deste ano. As capacitações ocorreram em ambiente virtual de aprendizagem com certificação imediata.
 
“Essa cooperação entre Controladoria e Secad, aprimora o cumprimento da nossa missão institucional de promover ações de capacitação técnica e treinamento. Com isso, também proporcionamos o intercâmbio de experiências entre agentes públicos dentro das suas áreas de interesse”, ressalta Senivan Almeida de Arruda, secretário-chefe da CGE.

Como acessar o certificado

Os cursos e turmas para emissão dos certificados estão disponíveis na plataforma da Unicet pelo endereço http://unicet.to.gov.br/. Para visualizar e imprimir o documento, o servidor deverá acessar a plataforma utilizando o CPF (sem ponto e sem hífen) na identificação do usuário e no campo de senha. Caso não tenha cadastro na plataforma, este deverá encaminhar um e-mail para unicet@secad.to.gov.br com os seguintes dados: CPF, nome, e-mail, cidade, telefone, órgão, lotação e matrícula (número funcional).
 
Após o acesso, o servidor deverá selecionar a categoria “CGE” e depois “Certificações”, onde identificará o curso do qual participou. Em alguns casos deverá ser observada a data para identificação da turma. No total são 12 cursos/turmas.

Após a identificação do curso/turma o servidor deverá clicar para abrir o curso selecionado. A tela de inscrição do curso abrirá, onde deverá informar a “chave de inscrição” previamente repassada. Após a inserção da chave a tela para emissão do certificado será liberada.

O certificado ficará disponível para impressão e para salvar, a critério do servidor. O conteúdo programático está no verso do certificado juntamente com o QRCode, que permite a verificação de autenticidade. O certificado ficará disponível na plataforma e o usuário poderá acessar sempre que necessário. Dúvidas ou mais esclarecimentos por meio do e-mail: planejacge@controladoria.to.gov.br ou do telefone 3218-2475.