Geral 20/07/2020 - 13:27 - Gabriela Glória/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins capacita 364 servidores por meio da Controladoria no 1º semestre deste ano

Os cursos são  certificados pela Unicet, mediante parceria da Controladoria com a Secretaria da Administração Os cursos são certificados pela Unicet, mediante parceria da Controladoria com a Secretaria da Administração - Antônio Gonçalves / Governo do Tocantins
Sindicância Investigativa foi um dos cursos promovidos em ambiente virtual Sindicância Investigativa foi um dos cursos promovidos em ambiente virtual - Val Rodrigues/Governo do Tocantins
A Controladoria realizou curso de gestão e fiscalização de contratos, em ambiente virtual, para servidores da Seduc  A Controladoria realizou curso de gestão e fiscalização de contratos, em ambiente virtual, para servidores da Seduc - Reprodução/Seduc
Sindicância Investigativa foi um dos cursos promovidos em ambiente virtual Sindicância Investigativa foi um dos cursos promovidos em ambiente virtual - Reprodução/CGE

A Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO) capacitou no primeiro semestre deste ano um total de 364 servidores do Poder Executivo Estadual. A ação faz parte de uma política de aperfeiçoamento técnico do servidor, o que contribui para o controle dos gastos e para a melhoria dos serviços prestados ao cidadão.

Foram oferecidos cursos nas áreas de fiscalização de contratos no âmbito da Administração Pública; prestação de contas anual dos ordenadores de despesas do Poder Executivo Estadual; responsabilização de agentes públicos por procedimentos de reconhecimento de despesas sem prévio empenho e cobertura contratual; e sindicância investigativa.

O secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda destaca que a formação continuada é também um mecanismo de controle da gestão pública. “As capacitações realizadas pela Controladoria já estão inseridas no plano de gestão do órgão. É uma forma de promover um trabalho preventivo através da ampliação do conhecimento técnico dos servidores. Com isso, é possível desenvolver mais a eficiência e a eficácia da aplicação dos recursos e a efetividade das políticas públicas”, ressaltou o gestor.

 Para este segundo semestre estão previstos novos cursos nas áreas de elaboração de termo de referência e projeto básico; formalização processual; concessão e prestação de contas de convênios e parcerias; processo administrativo disciplinar e processo administrativo de responsabilização de entes privados.

Parceria

Parceria firmada em agosto de 2019 com a Secretaria da Administração (Secad) estabeleceu uma cooperação técnica e acadêmica entre os dois órgãos para o desenvolvimento de atividades de capacitação continuada dos servidores. Com isso, por meio da Unidade Certificadora do Estado do Tocantins (Unicet), administrada pela Secad, a Controladoria desenvolve e certifica cursos de capacitação em ambiente virtual de aprendizagem.

Entre junho e julho deste ano, já foram realizados dois cursos através da Unicet, sendo estes “Sindicância Investigativa” e “Gestão e Fiscalização de Contratos no Âmbito da Administração Pública”. Ambos os cursos tiveram certificação imediata.