Geral 20/01/2021 - 09:56 - Gabriela Glória / Governo do Tocantins

Controle Social e Transparência são destaques em palestra promovida pelo Governo do Tocantins em encontro de novos gestores municipais

A transparência pública e o controle social são alguns dos pilares mais importantes para o aprimoramento da gestão pública. Esse foi um dos pontos centrais discutidos durante o Encontro Tocantinense de Novos Gestores, nessa terça-feira, 19. O evento, realizado pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM), contou com a parceria do Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO) e foi direcionado aos prefeitos e prefeitas recém-empossados.

Com a palestra “Instrumentos de controle social e transparência na administração pública”, o gerente de Transparência e Controle Social da CGE-TO, Lucas Souza Luz, destacou temas como as leis de transparência e acesso à informação; Serviço de Informação ao Cidadão - SIC e ouvidoria. “Apresentamos aos gestores informações necessárias para o fortalecimento de ferramentas como ouvidoria e portal da transparência, que são fundamentais para a promoção do diálogo e do controle social junto à comunidade”, ressaltou o gerente.

O secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, ressalta que, através dessa ação, a Controladoria reforça o caráter municipalista da atual gestão do governador Mauro Carlesse. “Estar junto aos gestores municipais, acompanhando e prestando orientações é uma contribuição do Governo do Tocantins para um melhor controle das contas públicas, da participação social e do exercício da cidadania”, salientou.

De acordo com a ATM, o objetivo do evento foi orientar os novos gestores sobre as pautas da gestão municipal e as relações federativas, além de apresentá-los e engajá-los ao movimento municipalista. Através de palestrantes de diversas instituições e órgãos parceiros, também foram abordados temas como: desafios dos municípios em 2021, controle externo, marco do saneamento, regularização fundiária, convênios, captação de recursos e programas educacionais. (Com informações da ATM)